Contabilidade Rural

Agronegócio é toda relação comercial e industrial

Agronegócio é toda relação comercial e industrial que envolve a cadeia produtiva das atividades agrícola ou pecuária e Empresas Rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva da terra, por meio do preparo e cuidados com solo para que ela possa produzir, por meio da criação de animais ou de transformação de determinados produtos agrícolas.

blog-inner-image-4

CONTABILIDADE RURAL

A contabilidade quando aplicada à um ramo específico de atividade ou setor da Economia, normalmente denominada de acordo com a atividade daquele ramo. Destarte, Contabilidade Rural é a contabilidade aplicada às Empresas Rurais.

O Código Civil define os termos: Empresário e Sociedade Empresária, na área rural temos então o Empresário Rural e a Sociedade Empresária Rural, que é a empresa na forma de sociedade inscrita na junta comercial como pessoa jurídica.

E uma das partes do SPED é a Nota Fiscal Eletrônica, e podemos conceituar como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.

Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

E o Empresário Rural ele pode ser de duas formas

Produtor Rural Autônomo

Produtor Rural Autônomo – Pessoa Física – sendo necessário realizar para fins fiscais apenas o Livro Caixa para prestar contas com a Receita Federal, através da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda;

Empresário Rural Individual

 Empresário Rural na forma Individual – inscrito na Junta Comercial como Pessoa Jurídica

A Euro Contabilidade se propõe a fazer a Contabilidade e o Livro Caixa de sua atividade agrícola, atendendo assim o Fisco e ao Empresário Rural.

A Sociedade Empresária Rural e o Empresário Rural na forma Individual devem optar por um regime de tributação na esfera federal, pelo Lucro Real, Presumido ou simplificado. O Produtor Rural Autônomo não há essa necessidade. No Estado de Mato Grosso, na esfera Estadual, todo Produtor Rural é equiparado à pessoa jurídica.

Nenhum empreendimento prescinde dos controles, ou seja, dispensa a Contabilidade, pois evidencia o desempenho financeiro, a força do empreendimento e justifica a necessidade de empréstimos e financiamentos. A Contabilidade dispõe de ferramentas para análise da eficácia da produção e venda e ainda, tem a tarefa de prover dados para avaliação da capacidade de pagamentos de seus compromissos e de novos investimentos.

Entre em contato

Tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Entre em contato e nós retornaremos o mais breve possível.

Outros Serviços

Tenha todos os serviços contábeis de sua empresa. Precisa de algum serviço e não encontrou em nosso site? Entre em contato hoje mesmo com um de nossos consultores.